Aliens provavelmente serão máquinas, não pequenos homens verdes, diz especialista do Seti





A nossa cultura pop é cheia de referências a alienígenas. Porém, mesmo as histórias mais diferentes entre si – salvo raras exceções – acabam retratando os aliens da mesma forma: pequenos homens verdes, cabeçudos e com enormes olhos escuros.

No entanto, Seth Shostak, o diretor do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (Seti, do inglês Search for Extraterrestrial Intelligence) na Califórnia, sugere que eles não teriam muita coisa a ver com essa descrição. Na verdade, ele acredita que os aliens poderiam ser mais parecidos com máquinas do que com a raça humana.

“Pense no que vamos fazer neste século, que é inventar máquinas que pensam”, explicou durante o StarTalk, apresentado por Neil deGrasse Tyson. “Os alienígenas provavelmente já fizeram isso, então os alienígenas reais provavelmente parecem máquinas”.

Inteligência artificial



Shostak não quer dizer que eles serão robôs humanóides que andam e falam. Em vez disso, está aludindo a como, no futuro não tão distante, muitos papéis poderão ser realizados de forma autônoma por alguma forma de inteligência artificial. E, indo ainda mais além, refere-se ao fato de que a inteligência artificial tem melhores chances de durar mais do que a vida biológica e explorar o espaço.

“O tempo entre ter a tecnologia para se comunicar com o espaço e inventar inteligência artificial é de apenas alguns séculos – o que é incrivelmente curto cosmicamente falando”, disse o astrônomo em entrevista ao site IFLScience. “Para mim, isso significa que a maioria da inteligência no universo é sintética”.




Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar