Estes são os 6 maiores meteoritos já encontrados na Terra

Muitas vezes, quando meteoros caem em direção à Terra, eles queimam e se desfazem na atmosfera antes de atingir o solo. Os que se vaporizam (e são apelidados de estrela cadente) são chamados de meteoros.
Os poucos que completam o percurso e se chocam com a superfície são chamados de meteoritos. Uma vez na superfície, eles podem existir como uma única rocha por milhares de anos.

Já os asteroides são muito maiores, como o que acabou com os dinossauros há 63 milhões de anos.
Nesta lista reunimos 6 das maiores rochas vindas do espaço que chegaram até a superfície e sobreviveram.


6. Willamette: 15,5 toneladas

O Willamette é o maior meteorito encontrado nos EUA, possuindo 7,8 metros de comprimento e uma massa de 15,5 toneladas. Ele foi adquirido pelo Museu Americano de História Natural de Nova York em 1906. A foto acima foi tirada no museu, no ano de 1911.


5. Mbozi: 25 toneladas

Mbozi era uma pedra sagrada para o povo da Tanzânia, que o chamava de kimondo. Nenhuma cratera foi encontrada, o que significa que provavelmente rolou como uma pedra ao atingir a superfície da Terra.
Quando descoberto, ele estava parcialmente enterrado, então as pessoas cavaram a encosta ao seu redor, deixando um pilar de solo embaixo, que então foi substituído por um pedestal.


4. Cape York: 20 toneladas (maior pedaço)

O meteorito Cape York, ou Agpalilik, foi descoberto em 1993 na Groenlândia e pesa cerca de 20 toneladas. Durante muito tempo, o povo inuíte que vive perto dele usou outras peças como uma fonte de metal para fabricar ferramentas e arpões.
Atualmente ele está em exibição no Museu Geológico da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.


3. Bacubirito: aproximadamente 20 toneladas

O Bacubirito foi encontrado em 1863 pelo geólogo Gilbert Ellis Bailey na aldeia de Ranchito, perto da cidade de Sinaloa de Leyva, no México. O geólogo foi enviado até lá por um jornal de Chicago e escavou o meteorito com a ajuda da população local.
Se trata de um meteorito de ferro que pesa cerca de 20 toneladas e mede 4,25 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,75 metros de altura. Está atualmente em exibição no Centro de Ciências de Sinaloa.



2. El Chaco: 37 toneladas

Um grupo de meteoritos chamado Campo del Cielo é responsável pelo campo de crateras de 60 quilômetros quadrados na Argentina. Um dos fragmentos, El Chaco, é o segundo meteorito mais pesado já encontrado na Terra, pesando 37 toneladas.
Foi localizado em 1969, a 5 metros abaixo do solo, utilizando um detector de metais, embora as crateras já eram bem conhecidas pelos habitantes locais.


1. Hoba: 60 toneladas

Hoba tem quase o dobro do peso do segundo colocado da lista, atingindo as 60 toneladas. Isto faz com que ele seja a maior ocorrência natural de ferro conhecida na superfície. Acredita-se que ele tenha caído há cerca de 80 mil anos, e desde então nunca foi movido por conta do seu grande tamanho.

FONTE

Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar