Estudante espanhol de doutorado descobre planeta similar a Terra

O Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC), na Espanha, revelou recentemente a descoberta de um planeta do tipo super-Terra há pouco menos de 33 anos-luz da Terra.
O autor da descoberta foi Alejandro Suárez Mascareño, um astrônomo que na verdade faz doutorado na instituição, acompanhado por seus orientadores: os pesquisadores Rafael Rebolo e Jonay Isaí González Hernández.


O estudo foi aceito pela revista especializada “Astronomy & Astrophysics”, já que durante essa pesquisa, também foi descoberto um ciclo de atividade magnética na estrela similar ao do Sol, mas com um período inferior a 3 anos.


A recém descoberta super-Terra possui uma massa equivalente a 5,4 Terras e está localizada próxima a uma estrela muito brilhante, a GJ 536. Seu período orbital é curto, cerca de  8,7 dias e por orbitar uma anã vermelha aparentemente “fria” existe a possibilidade de gerar as condições perfeitas para o estabelecimento de uma atmosfera e, consequentemente, da vida.
Edifício do IAC
O estudante Alejandro Suárez explicou que já existem planos de continuar com o monitoramento espacial para aumentar as investigações neste exoplaneta e também procurar por outros semelhantes. A perspectiva é de que sejam encontrados outros planetas similares e com baixa massa em maiores distâncias. Esta descoberta se deu por um esforço conjunto entre o IAC e o Observatório de Genebra, fazendo o uso dos espectrógrafos HARPS, do Telescópio ESO de 3,6 metros de diâmetro, no Observatório de La Silla (Chile), e HARPS Norte, situado no Telescópio Nacional Galileu (TNG) do Observatório del Roque de los Muchachos, nas Ilhas Canárias.


O planeta se tornou um candidato interessante por conta de seus hemisférios, sendo um local de alta estabilidade e possivelmente uma zona habitável.


De acordo com o investigador Rafael Rebolo, também diretor do IAC, para detectar o planeta foi medida a velocidade da estrela com precisão da ordem de metros por segundo. As observações serão aprimoradas com a construção do novo instrumento ESPRESSO que revelará detalhes de maior precisão acerca do local.


FONTE

Receba as as notícias mais interessantes e curiosas da internet em seu e-mail, totalmente sem Spam, em primeira mão!





Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar