A Terra foi contatada por alienígenas? Misterioso sinal está intrigando cientistas

Pesquisadores do SETI estão intrigados com um forte aumento nos sinais de rádio que parecem vir da direção de uma estrela como o sol na constelação de Hércules, conhecida como HD 164595.
O sinal se encaixa concebivelmente como o perfil de uma transmissão intencional de uma fonte extraterrestre – mas também pode ser o caso de interferência de rádio terrestre, ou um evento de microlente em que o campo gravitacional da estrela dispersa os sinais que vêm de muito mais longe.
Em qualquer caso, o sinal é interessante o suficiente para merecer discussão por aqueles que se especializam na busca de inteligência extraterrestre – o SETI (Search for extraterrestrial intelligence).Pelo menos dois grupos de pesquisa do SETI estão rastreando HD 164595. O Instituto SETI está usando o Allen Telescola Array, no norte da Califórnia (EUA), enquanto o METI (Message Extraterrestrial Intelligence) está usando um Observatório no Panamá.
Gilster relata que o pico de sinal foi detectado mais de um ano atrás, em 15 de Maio de 2015, pelo radiotelescópio RATAN-600 em Zelenchukskaya. Essa instalação está na república russa de Karachay-Cherkessia, não muito longe da fronteira com a Geórgia, mas os resultados não haviam sido liberados pelos russos.
O caso foi comparado com o caso “Sinal Wow“, de 1977, ou a controvérsia mais recente sobre a  “mega-estrutura alienígena“.
“Isto é um pouco intrigante, uma vez que os russos encontraram este sinal há um ano ou mais, mas simplesmente não permitiram que outros soubessem. O sinal pode ser real, mas eu suspeito que não seja alienígena. Existem outras possibilidades para um sinal como este, e elas são causados por fontes naturais (ou até interferência terrestre).”, disseram os pesquisadores em uma nota. De qualquer forma, novos estudos devem ser feitos em breve para determinar a origem do misterioso sinal.

A Terra foi contatada por alienígenas? Misterioso sinal sugere que sim

A julgar pela força do sinal, os pesquisadores dizem que se o sinal for proveniente de uma civilização alienígena, somente é possível se esta for uma civilização Tipo Kardashev II. A escala de Kardashev é uma forma de medir o avanço tecnológico de uma sociedade alienígena com base em quanta energia ela tem à sua disposição.
Uma civilização Tipo I é dada a espécies que são capazes de aproveitar toda a energia que está disponível a partir de uma estrela próxima, recolhendo-a e armazenando-a para atender às demandas de sua população.
Uma civilização Tipo II é muito mais avançada e pode aproveitar o poder de toda a sua estrela.
A estrela está localizada a apenas 94 anos-luz de distância, o que, em termos espaciais, não é muito longe. Sabe-se que ela possui apenas um planeta em sua órbita, do tamanho de Netuno, e próximo demais de sua estrela para permitir a existência de vida. No entanto, é possível que outros planetas menores e mais frios existam no mesmo sistema solar.
A temperatura média da estrela é apenas 12 Kelvin mais quente que o Sol e é cerca de 100 milhões anos mais jovem que a nossa estrela.
Receba as as notícias mais interessantes e curiosas da internet em seu e-mail, totalmente sem Spam, em primeira mão!





Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar