Veja 10 coisas que você deveria parar de acreditar agora mesmo

Há um número grande de contos mais velhos que as nossas próprias avós circulando por aí, com relação a alguns princípios científicos básicos. Embora a maioria deles foram refutados anos atrás, esses rumores ainda não acabaram por completo.
Pensando nisso, dispusemos aqui apenas alguns dos mitos que todo mundo acredita e que não condizem com a verdade, conforme a ciência. Veja quais são eles:

10 – Nós usamos somente 10% de nossos cérebros:
É verdade que há muito que não sabemos sobre o cérebro, mas certamente sabemos que usamos este órgão por completo. Mesmo se não tivéssemos uma grande quantidade de dados de exames cerebrais para mostrar que essa imagem dos 10% é completamente falsa, este princípio também não faria sentido ao usar lógica básica.
É extremamente improvável que o cérebro teria evoluído para se tornar inútil, já que ele é um órgão exigente que consome cerca de 20% de todo o oxigênio e glicose trazido para o corpo. Pesquisas mostram que cada área se acende dependendo da atividade que o indivíduo desempenha e por isso usamos o cérebro em sua totalidade.

9 – Há um lado escuro da lua:
Este lado existe apenas no álbum do Pink Floyd. É isso mesmo!
De nossa perspectiva na Terra, somos capazes de ver cerca de 59% da superfície da lua (embora não toda ao mesmo tempo). Os restantes 41% estão completamente escondidos deste ponto de vista, coincide com a rotação da Terra e faz parecer que ela não está girando.


8 – A lua cheia afeta o comportamento das pessoasTem sido um mito de longa data, particularmente entre os indivíduos que trabalham com idosos ou com pessoas que sofrem de deficiência mental, o mito de que a lua cheia cria um comportamento estranho nas pessoas. Este mito tem uma grande variedade de supostas causas, incluindo que a água no cérebro é afetada por forças de maré da lua, entre outras. Muitas pessoas afirmam que o crime e a violência aumentam durante esta época e até mesmo estações de polícia no Reino Unido.
O tópico foi estudado muitas vezes e há uma correlação muito limitada entre a lua cheia e o comportamento errático aumentado e certamente nenhuma causa descoberta. Embora alguns estudos tenham realmente mostrado um pico nos índices de criminalidade em períodos de lua cheia, isso foi tipicamente explicado por cair feriados fins de semana. Ainda não foram encontradas relações entre comportamentos erráticos e a lua cheia, a menos que se tratem de lobisomens, é claro.


7 – O açúcar torna as crianças hiperativas
Participar de festas de aniversário de qualquer criança onde bolo, sorvete e bebidas açucaradas estejam disponíveis, faz qualquer um pensar o açúcar influencia a hiperatividade. Porém, não há evidências o suficiente para sugerir que o açúcar realmente afete o comportamento das crianças.
Estima-se que seja possível que outros ingredientes presentes em refrigerantes e doces, como a cafeína por exemplo, sejam de fato os culpados pela hiperatividade.


6 – Um relâmpago nunca atinge o mesmo lugar duas vezes.
Um raio pode cair em qualquer lugar, quando e onde tiver de cair. Este mito nada tem a ver com a realidade e o vídeo a seguir irá lhe provar isso:


– Deixar cair uma moeda de um edifício alto matará alguém.
Há um mito que diz que se você deixar uma moeda cair de um prédio alto, você irá matar uma pessoa. Isso não é verdade, pois as moedas são relativamente leves e não são boas em termos de aerodinâmica. Pela velocidade de aproximadamente 100 km por hora que atingiria, junto com o auxílio da gravidade, ela poderia fazer um dano à uma pessoa que passasse na calçada, porém seria incapaz de matá-la.


4 – Os cabelos e as unhas continuam crescendo após a morte
Para que as unhas e os cabelos cresçam, esta pessoa precisaria ainda estar comendo, digerindo nutrientes e realizando processos celulares. Estando morto, não há nenhuma maneira do corpo estar produzindo mais queratina, a fim de fazer cabelo e unhas.O que acontece é que o corpo por falta de umidade começa a secar, o que faz os cabelos e unhas parecerem maiores.


3 – Estalar suas juntas causará artrite no futuro
As juntas dos dedos das mãos, tal como qualquer outra junta do corpo, possuem um líquido lubrificante, chamado de “líquido sinovial”. Isso significa que, caso você estale os dedos, um processo de separação dos ossos é iniciado, e assim o líquido precisa preencher mais espaço.Você acaba deixando os órgãos menos eficientes com o tempo, porém a artrite se desenvolve independentemente desta atitude, por outras causas mais específicas.

2 – Demora sete anos para digerir uma goma de mascar engolida.
Este mito surgiu por volta do século XIX quando as gomas foram inventadas e pelo fato de serem “indigestas”, somente mastigáveis.
A goma, no entanto, se dissolve de maneira parecida com a fibra no organismo em dois ou três dias, demorando apenas para se decompor na natureza.


1 – Os antibióticos matam vírus.
Um grande mito popular é o de que antibióticos matam vírus: os antibióticos, pela sua própria definição, matam as bactérias. O resfriado comum e a gripe são vírus e eles  não são afetados pelo uso de antibióticos. Enquanto alguns podem pensar que tomar antibióticos pode ser útil em algum nível, isso pode trazer ainda mais problemas.
Tomar antibióticos, de uma forma contrária à sua intenção ou instrução médica de dosagem, pode causar a seleção de outras bactérias comuns dentro do corpo, que inclusive se tornam resistentes aos medicamentos. Por isso, caso tenha algum sintoma estranho, corra imediatamente ao médico e jamais se auto medique.

Receba as as notícias mais interessantes e curiosas da internet em seu e-mail, totalmente sem Spam, em primeira mão!





Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar