Tempo ou dinheiro: o que traz mais felicidade?

tempo ou dinheiro
Uma nova pesquisa afirma que valorizar o tempo mais do que dinheiro está ligado a uma maior felicidade.
Em seis estudos com mais de 4.600 participantes, os pesquisadores descobriram que metade das pessoas tendiam a valorizar o tempo acima do dinheiro, e essa escolha foi uma característica bastante consistente, tanto nas suas interações diárias quanto nos grandes acontecimentos das suas vidas.
“Parece que as pessoas têm uma preferência estável por valorizar o seu tempo estão associadas a maior felicidade”, disse a pesquisadora Ashley Whillans, estudante de doutorado em psicologia social da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Os resultados da análise foram publicados online na revista Social Psychological and Personality Science

Metodologia

Os pesquisadores realizaram diferentes inquéritos com uma amostra de estudantes da Universidade, e com visitantes adultos de um museu de ciências em Vancouver.
Alguns desses inquéritos utilizaram exemplos do mundo real, tais como pedir a um participante para responder se ele preferia um apartamento mais caro com uma viagem curta para o trabalho, ou um apartamento mais barato mais longe do trabalho. Os participantes também podiam escolher entre um programa de pós-graduação que levaria a um emprego com longas horas e um salário inicial mais alto, ou um programa que resultaria em um emprego com um salário mais baixo, mas menos horas de trabalho.
Sexo ou renda não afetaram se as pessoas eram mais propensas a valorizar tempo ou dinheiro, embora o estudo não tenha incluído participantes de um nível de pobreza que poderia os levar a ter que priorizar dinheiro para sobreviver.

Escolha tempo

Pouco mais da metade dos participantes afirmaram priorizar seu tempo mais do que dinheiro. As pessoas mais velhas também foram mais propensas a dizer que valorizavam o tempo em comparação com as mais jovens.
“À medida que as pessoas envelhecem, muitas vezes querem passar seu tempo de forma mais significativa do que apenas ganhar dinheiro”, explica Whillans.
Se você quer valorizar mais seu tempo, há algumas ações que você pode tomar para mudar sua perspectiva, segundo o estudo, como trabalhar menos horas, pagar alguém para fazer tarefas que tomem seu tempo e você não goste, como limpar a casa, ou se voluntariar para uma caridade.
Enquanto algumas opções podem estar disponíveis apenas para as pessoas com rendimento para tanto, mesmo pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, conforme afirma a pesquisadora. 

Receba as as notícias mais interessantes e curiosas da internet em seu e-mail, totalmente sem Spam, em primeira mão!





Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar