9 razões científicas para ter um cão

O cão tem sido um grande companheiro do homem por mais de 18.000 anos, tornando-se um dos primeiros animais domesticados na história.
Se você precisa de mais do que esse histórico para se convencer a ter um cãozinho, confira abaixo fatos científicos que explicam por que devemos ter amigos peludos:

1. Os cães nos fazem rir

razoes para ter um cao 1
Pessoas que possuem cães riem mais, de acordo com um estudo publicado na revista Society & Animals.
Pesquisadores pediram a pessoas que possuíam cães, gatos, ambos ou nenhum para registrar quantas vezes riam ao longo de um dia. Aqueles que possuíam apenas cães, ou cães e gatos registraram rir mais do que os outros dois grupos.

2. Os cães são leais

razoes para ter um cao 2
A origem do cão doméstico atual remonta entre 18.800 e 32.100 anos atrás, quando eles evoluíram a partir dos lobos. Lobos são conhecidos por viverem em grupos e desenvolverem laços fortes entre os membros da matilha. É esse comportamento que torna os cachorros tão leais.
Stephen Zawistowski, conselheiro da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, explica que os cães veem seus donos humanos como membros de seu grupo e, portanto, formam o mesmo vínculo estreito que fariam com seus familiares caninos.

3. Somos mais sociais com um cão

razoes para ter um cao 3
No Reino Unido, uma equipe de cientistas da Universidade de Liverpool e da Universidade de Bristol descobriram que pessoas com cães eram mais propensas a encontrar outras pessoas também donas de cães do que pessoas que não possuem um cão. Isso faz sentido porque donos de cães são mais propensos a sair de casa em caminhadas, e encontrar com outras pessoas que também estão andando com seus cães.

4. Cães nos mantêm saudáveis

razoes para ter um cao 4
Cães podem até nos proteger de problemas de saúde. Crianças nascidas em famílias com um cão têm um risco menor de desenvolver asma e alergias. A razão é a poeira.
Um estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostrou que ratos expostos à poeira de domicílios onde cães podiam ficar dentro de casa desenvolveram uma comunidade alterada de micróbios em seu intestino, que protegia contra alérgenos.

5. Somos mais ativos com cães

razoes para ter um cao 5
A obesidade é uma grande preocupação de saúde hoje, por isso é importante fazer exercício físico regular. Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA) relataram em 2011 que 60% dos donos de cães que levavam seu animal para caminhadas regulares faziam a quantidade de exercício moderado ou vigoroso recomendada pelas agências de saúde nacionais.
Além disso, os idosos que andavam com seus cães tinham uma rotina de exercícios mais regular e eram mais aptos fisicamente do que idosos que caminhavam com outras pessoas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services em 2010.

6. Cães salvam vidas

razoes para ter um cao 6
Os cães podem ajudar outros animais de várias formas. Recentemente, um gato afortunado da Flórida, nos EUA, foi salvo por uma transfusão de sangue de um cão. Alguns cães são doadores universais, como com certos seres humanos.
Os cães também podem salvar nossas vidas, por exemplo, agindo como um sistema de alerta para pacientes que sofrem de convulsões. Cães treinados podem detectar o início de uma convulsão até 15 minutos antes dela ocorrer. Também podem ajudar a diagnosticar cânceres pelo cheiro. Ou identificar drogas e bombas. Ou simplesmente agirem como verdadeiros heróis quando estamos em perigo (você já deve ter ouvido histórias de cães que salvaram crianças do afogamento e outras coisas do tipo).

7. Os cães nos dão um senso de propósito

razoes para ter um cao 7
Os cães são excelentes companheiros para qualquer um, mas especialmente para os idosos. Em um estudo publicado no Journal of Social Psychology, idosos que tinham um cachorro relataram sentirem-se mais satisfeitos com seu estado social, físico e emocional do que aqueles sem um cão.

8. Os cães nos dão confiança

razoes para ter um cao 8
Em um estudo, participantes foram avaliados antes e depois de ter adquirido um companheiro canino. Em geral, os participantes relataram maior senso de autoestima, melhores hábitos de exercício e menos medo do crime depois de dez meses de terem um cão.

9. Os cães nos deixam realmente mais felizes

razoes para ter um cao 9
O simples ato de fazer contato visual com o seu amigo peludo pode liberar uma substância química chamada oxitocina no nosso organismo, que nos faz nos sentir bem. Em um estudo que mediu os níveis de oxitocina de dois grupos de proprietários de cães, o grupo que foi instruído a não olhar diretamente para o seu cão teve níveis mais baixos do que o grupo que fez contato visual regular.
Outra pesquisa descobriu que os donos de cães que viam seus animais como uma companhia social eram “menos deprimidos, menos solitários, tinham maior autoestima, eram mais felizes e tendiam a experimentar menos estresse”. 

Receba as as notícias mais interessantes e curiosas da internet em seu e-mail, totalmente sem Spam, em primeira mão!





Share on Google Plus

About Juarez Silva

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar